To Brushless or Not to Brushless…

A quebra de um paradigma…

Independente das opiniões e interesses divergentes os hobistas, aficionados por slot car, estão acompanhando um movimento, no mínimo, interessante com a possibilidade de termos mais uma opção de motor no mercado, o motor sem escova!

Nas últimas décadas presenciamos a chegada das réplicas correndo nas pistas planas. Para aqueles acostumados às pistas inclinadas, como a eterna Blue King, e aos motores Mura, a resistência deve ter sido similar ao que hoje temos lido nos comentários das redes sociais sobre a chegada dos brushless e ESC para o autorama.

Acompanhamos também a chegada e a resistência aos motores fechados, que são descartados após algumas corridas com a perda de rendimento, sem a possibilidade de manutenção com a troca dos carvões e passes no induzido.

Hoje compartilhamos pistas com todos os tipos de motores e categorias e sabemos que há, e sempre haverá, mercado e bolso para todos os gostos e gastos.

A pandemia, causada pela Covid-19, proporcionou nos últimos anos o retorno às pistas daqueles “pilotos” que, há muito, não tiravam da maleta os seus carrinhos enferrujados com pneus cor de laranja ressecados pelo tempo e seus aceleradores com resistência aberta e dissipadores de calor. Muitos trouxeram os seus filhos a tiracolo e tiveram que reaprender a correr em uma nova pista, a plana. Investimentos em novos carros e aceleradores eletrônicos foram necessários para que pudessem participar das categorias predominantes hoje em dia.

Assim como acompanhamos a evolução dos motores das aeronaves com suas hélices, turbo hélices, turbinas e dos veículos com seus motores a combustão, elétricos e híbridos, veremos também a coexistência dos motores brushless com os demais existentes e muito apreciados.

Certamente será mais uma modalidade que trará desafios tecnológicos e provocará interesses diversos e curiosidade a todos os praticantes que gostam, se envolvem e desenvolvem o hobby.

Esse hobby é fascinante para todos que dele participam, seja somente para brincar, relaxar e espairecer, matar a saudade, colecionar, pintar bolhas, montar os seus carros, soldar motores, alinhar eixos, tornear pneus, dar passe em coletores e claro, competir!

Academia do Autorama


Curiosidades sobre os motores brushless:

https://www.mundodaeletrica.com.br/motor-brushless-caracteristicas-aplicacoes/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Motor_de_corrente_cont%C3%ADnua_sem_escovas

https://www.youtube.com/channel/UC9RzyfVxMERW-K6KX8i9NNQ

https://howtomechatronics.com/how-it-works/how-brushless-motor-and-esc-work/

https://dfbolhas.blogspot.com/2021/06/motores-dc-brushless-x-brushed-quando-e.html


4 comentários em “To Brushless or Not to Brushless…

  1. Fernando Wascheck Responder

    Com certeza mudar para brushless, eu já estou usando e é excelente.

    • AA Responder

      A utilização dos brushless no mundial ISRA 2023, nos Estados Unidos, abriu o caminho para o desenvolvimento dessa modalidade de motor no autorama mundial.
      Há um desafio pela frente, mas assim como foi no RC é um caminho sem volta no autorama e teremos a coexistência dos motores brushless com os demais já existentes.

  2. EVANDRO MASSO DA CUNHA Responder

    Bom dia a todos.
    Montei um Brushless DOSLOT 11000 kv, mas o ESC não aguentou. Pouquissimas voltas e ja queimou. Quero montar novamente. Onde compro um ESC robusto para o 11000KV novamente. Quero testar novamente

    • AA Responder

      Boa tarde Evandro, nós entraremos em contato com você pelo email informado para entendermos melhor o que aconteceu e orientá-lo.
      abraço, Ari

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *