To Brushless or Not to Brushless, cenas dos próximos capítulos…
No mundial de 2023, ISRA Worlds, realizado no mês de outubro em Atlantic City, os pilotos da equipe Italiana NSR atingiram ótimas performances e resultados importantes com motores brushless (sem escova) nas categorias Eurosport 1:24, Eurosport 1:32 e Fórmula 1 1:32. Mostraram que há futuro e um bom caminho pela frente para essa modalidade de motor sem escova no autorama, que apresentou longa durabilidade sem a necessidade de manutenção.
Em maio de 2024 os delegados do ISRA Worlds, que são os representantes dos países participantes do campeonato mundial, se reunirão para uma votação que aprovará, ou não, a continuidade dos motores sem escova em campeonatos mundiais ISRA nas categorias força livre. Para saber quem são os atuais delegados clique aqui ou envie um e-mail para info@isra-slot.com para maiores informações.
Tudo indica que a utilização dos motores sem escova, já consagrados em arduinos e drones, seja um caminho sem volta para o autorama e que a partir de 2024 estarão nas pistas de fenda do mundo todo ao lado de motores convencionais com escova.
Interessados nessa nova onda os fabricantes, comerciantes, preparadores e pilotos estão desenvolvendo essa nova tecnologia para que possamos testar e avaliar a sua performance e durabilidade.
O crescimento do autorama com o uso de motores sem escova depende muito do desenvolvimento e aperfeiçoamento do ESC (Eletronic Speed Control), componente responsável pelo funcionamento desses motores nas pistas que, entre as suas diversas funções, controla a velocidade, freio, ataque etc.
Sabendo disso e interessados no potencial desse mercado fabricantes alemães, italianos, ingleses australianos, norte americanos e brasileiros estão desenvolvendo, aprimorando e testando ESCs nos motores sem escova de várias potencias e com diversos tipos de chassis de carro de autorama.
Especificamente no Brasil temos dois componentes ESC em desenvolvimento, em São José dos Campos e em Uberlândia e torcemos para que ambos tenham sucesso e prosperidade.
O ano que se aproxima promete novidades e campeonatos de carros de autorama com motores brushless já no primeiro semestre. Que venha 2024 cheio de surpresas e alegrias para todos nós!
Academia do Autorama
ISRA Worlds 2023
NSR Team Brushless Motor
NSR Brushless Technology
“After racing the ISRA Worlds 2023 and getting the pole position with the ultimate NSR Brushless Technology, we are going to release the first version of both motors and ESCs, developed for the extreme ISRA Eurosport categories.
The NSR Brushless Motor is designed for extreme performance, very long life, easy to drive and ready to race.
Suggested gear ratio is 5-40. Diameter’s shaft is 1,50 mm.
The bell is completely hand-balanced and allows the motor to reach extreme RPM without vibrations.
It also has a special bracket that suppport the third bearing and allows you to professionally fix the motor to the chassis without using any screws.
Except the ball bearings, there are not wearing parts.
You could use the same motor for thousands laps with no maintenance required.
The NSR ESC is specially developed to control extreme motors like the NSR ones.
This Ecom is very solid and also allow an easy driving in all the racing phases, including the braking (which is a common issue on lots of brushless boards)
A huge “thank you” goes again to the people of the NSR Brushless Team for making this project possible.
Expected release date for a limited batch of motors and ESCs is January 2024.
Expected price is 300€ for the motor and 70€ for the ESC (including taxes)
Those parts will be available in all NSR distributors/shops or on our e-commerce.
If you have any questions feel free to ask us everything you need. We will answer you as soon as possible.”
Fonte: NSR Facebook
300€ FOR A BRUSHLESS MOTOR? ARE YOU CRAZY?!?!
Clique aqui para acessar o artigo publicado em maio de 2022 “To Brushless or Not to Brushless”
Se você quiser se aprofundar um pouco mais sobre o funcionamento dos motores com e sem escova e entender a função do ESC, acesse os artigos abaixo: