GT Copa dos Campeões 2021

A Copa dos Campeões foi criada em 2012, a princípio como um evento interno da GT, mas que foi ganhando força ao longo dos anos, até se tornar um dos grandes eventos do Slot Car Nacional. Nas últimas edições do evento recebemos pilotos de vários estados, inclusive alguns sagrando-se campeões.

Em 2018, na categoria Falcon 50K sorteado, chegamos a 48 pilotos no grid já, em 2019, somando os três dias de evento, foram 78 inscritos.

Curiosidade : O único piloto a participar de todas as edições foi o Douglas Forcione.

Em 2021 teremos mudanças. Na corrida de sexta-feira teremos corrida Sprint, e no sábado o tradicional sistema classificatório (Playoff). No domingo teremos a Endurance como corrida de encerramento do evento.

A data desse ano já está marcada (24, 25 e 26 de setembro 2021). 

Venha fazer parte da história da COPA DOS CAMPEÕES e do Slot Car Nacional !


Resultados

Dia 1 – 24/09/2021 – 70K Sprint

Pole Position – Claudinho (4.3770)
Campeão – Rhanan (307)
Vice-campeão – Márcio Santos (306)
3º lugar – Claudinho (305)

Melhor volta – Alê 71 (4.3197 Azul)

Dia 2 – 25/09/2021 – 70K Playoff

Pole Position – Alê 71 (4.46717)
Campeão – Rhanan (720)
Vice-campeão – Roberto (713)
3º lugar – Flecha (691)

Melhor volta – BBzão (4.3334 Vermelha)

Dia 3 – 26/09/2021 – 70K Endurance

Pole Position – Ale – Celso (4.7994)
Campeão – Rhanan – Pezão (706)
Vice-campeão – BBzão – Robertão (677)
3º lugar – Ale – Celso (674)

Melhor volta – Rhanan – Pezão (4.6555 Azul)

Dia 3 – 26/09/2021 – 50K Endurance

Campeão – BBzão – Roberto (644)
Vice-campeão – Douglas – Makalé (633)
3º lugar – Edson – Alê GT (630)

Melhor volta – BBzão – Roberto (5.1122 Azul)


Galeria dos Campeões

2021 – RHANAN (SPRINT 70K)

2021 – RHANAN (PLAYOFF 70K)

2021 – RHANAN E PEZÃO (ENDURANCE 70K)

2021 – BBZÃO E ROBERTO (ENDURANCE 50K)

2020 – CLAUDINHO E SIMÁGLIA (ENDURANCE 50K)

2020 – MOCH E ALÊ 71 (ENDURANCE 70K)

2020 – PEZÃO 77 (70K)

2020 – LUIS OTAVIO (FALCON 50K)

2019 – MARCELO LYNX – DF E PEDRO SILVA – RJ (ENDURANCE FALCON 50K)

2019 – PEZÃO 77 (FALCON 50K)

2019 – PEDRO SILVA – RJ (FK NINJA)

2018 – RENAN MONZA (FK NINJA)

2018 – ROBERTINHO (FALCON 50K)

2017 – MARCIO SANTOS (S16D)

2017 – FABIANO (FK 4002)

2016 – LULLI (FK 4002)

2015 – ALÊ 71 (FK 4002)

2014 – CARLOS LUZ (FK 4002)

2013 – CARLOS LUZ (S16D)

2012 – CLÓVIS JUNIOR (PARMA 499)


Regulamento Copa dos Campeões 2021

D1. CATEGORIAS – DIAS E HORÁRIOS;

DISTRIBUIÇÃO DE MOTORES (QUINTA-FEIRA 23/9)

Cada piloto terá direito a adquirir até 4 motores, para uso individual, e poderão ser adquiridos a partir de quinta-feira (23/9). Os motores serão gravados, lacrados, e poderão ser utilizados em qualquer um dos dias do evento. 

CATEGORIA 70K SPRINT (SEXTA-FEIRA 24/9)

Loja aberta as 10h. Entrega dos pneus a partir das 14h.

A vistoria será aberta às 19h e será encerrada as 19h30.

A pista será desligada às 19h20.

O piloto que não entregar o carro até esse horário, não toma tempo e larga da barra zero. A segunda chance para entrega do carro para a vistoria será logo após a qualificação, ao chamado do diretor de provas.

CATEGORIA 70K PLAYOFF (SÁBADO 25/9)

Loja aberta as 8 horas, com a liberação dos pneus.

A vistoria será aberta às 13h30, e será encerrada as 14h.

A pista será desligada às 13h50.

O piloto que não entregar o carro até esse horário, não toma tempo e larga da barra zero. A segunda chance para entrega do carro para a vistoria será logo após a qualificação, ao chamado do diretor de provas.

CATEGORIA 70K ENDURANCE (DOMINGO 26/9)

Loja aberta as 8h, com a liberação dos pneus. 

A vistoria será aberta às 10h30, e será encerrada às 11h.

A pista será desligada 10h50.

A equipe que não entregar o carro até esse horário, não toma tempo e larga da barra zero. A segunda chance para entrega do carro para a vistoria será logo após a qualificação, ou ao chamado do diretor de provas.

CATEGORIA FALCON B52 50K ENDURANCE (DOMINGO 26/9)

A pista será desligada e a vistoria encerrada, uma hora após o término da corrida anterior.

A equipe que não entregar o carro até o horário determinado não toma tempo e larga da barra zero. A segunda chance para entrega do carro para a vistoria será logo após a qualificação, ou ao chamado do diretor de provas.

D2. INSCRIÇÃO E PREÇOS;

Inscrição para a categoria 70K SPRINT (sexta-feira), incluso 1 par de pneus …………………………………… R$145,00

Inscrição para a categoria 70K PLAYOFF (sábado), incluso 1 par de pneus ………………………………………. R$145,00

Inscrição, POR PILOTO, para cada categoria ENDURANCE (Domingo), incluso 1 par de pneus por equipe … R$85,00

Valor da diária para treino livre durante a semana que antecede o evento será de R$35,00 (por piloto) OBS: Não será cobrado treino no dia da corrida, pois esse valor já está incluso na inscrição.

Os pneus adicionais serão vendidos por R$85,00 o par, sem retífica.

Valores dos motores 70K :

Na compra de um motor valor de R$140,00.

A partir de dois motores, R$120,00 cada.

Limitado a 4 motores por piloto, podendo ser utilizado em todos os dias do evento. Os motores serão gravados (lacrados), e para uso individual, ou seja, sem compartilhamento.

D3. TOMADA DE TEMPO  E MONTAGEM DAS BATERIAS;

A qualificação será realizada na pista laranja, com tempo de 60 segundos.

A ordem da tomada de tempo será diretamente inversa a ordem de entrega dos carros para a vistoria.

Para as categorias Sprint e Playoff vale o melhor tempo de volta.

Para a categoria Endurance vale o maior número de voltas.

Para a categoria 70K PLAYOFF as baterias serão montadas no padrão, oitavas, quartas, semi e final, podendo ser utilizado o sistema (ABCDDCBA) ou (ABCDABCD), enquanto nas categorias SPRINT  e ENDURANCE, seguirá o padrão de corridas finais.

A montagem das baterias seguirá a seguinte ordem, 1º tempo (Fenda vermelha), 2º tempo (Fenda branca), 3º tempo (Fenda verde), 4º tempo (Fenda laranja), 5º tempo (Fenda azul), 6º tempo (Fenda amarela).

D4. TEMPO DE CORRIDA;

Não haverá WARM-UP em nenhuma das etapas.

Categoria SPRINT = 4 minutos por fenda e 90 segundos de intervalo.

Categoria PLAYOFF – Nas fases de oitavas, quartas e semifinais as corridas serão disputadas com o tempo de 3 minutos por fenda, e 90 segundos de intervalo. Na FINAL a corrida será disputada com o tempo de 4 minutos por fenda e 90 segundos de intervalo.

Para a prova ENDURANCE o tempo de corrida será de 10 minutos por fenda, com intervalo de 90 segundos. 

O intervalo entre as fases classificatórias será de 20 minutos, com pista ligada nesse período. Se houver caso em que pilotos se classificaram direto através da Qualificação (Tomada de tempo), esses também terão os carros liberados nesse período de 20 minutos. 

D5. DIVISÃO LIGHT E PRÓ;

Para a corrida Sprintt o critério para avaliação do piloto em Light ou Pró será da comissão organizadora, e levará em consideração alguns aspectos como, títulos no Slot Car, tempo no esporte, performance em campeonatos internos, seja na GT, ou em outra loja, investimento em equipamentos, treinamento, e em alguns casos cabe um diálogo com o piloto, ou mesmo com o preparador, ou lojista. Essa divisão é uma maneira de incentivar e premiar mais pilotos, preferencialmente iniciantes.    

D6. VISTORIAS;

Um carro poderá ser vistoriado a qualquer momento durante a prova. No caso de ser encontrada irregularidade, o piloto poderá ser desclassificado, ou então deverá realizar os devidos reparos com a pista ligada, conforme decisão do diretor de provas.

D7. BOX E MANUTENÇÕES;  

Qualquer serviço de reparo nos carros somente poderá ser realizado com a pista ligada, ou com autorização do diretor de provas em casos específicos.

D8. PREMIAÇÃO;  

Na categoria SPRINT os 3 melhores colocados das categorias LIGHT e PRÓ serão premiados com troféus.

Na categoria PLAYOFF os 3 melhores colocados serão premiados com troféus.  Dependendo do número de pilotos os classificados  para as quartas de final, ou semi final, serão premiados com troféu de “Classificado”.

Para a categoria ENDURANCE as três primeiras equipes de cada categoria serão premiadas com troféus.

D9. PUNIÇÕES;  

Todas as punições serão julgadas e aplicadas pelo diretor de provas, conforme o peso do ato e as consequências.

D10. CONSIDERAÇÕES

O controle e a supervisão do campeonato serão exercidos pela comissão organizadora, juntamente com a direção de provas, bem como todas as questões não previstas nesse regulamento. As decisões serão soberanas. Todo e qualquer resultado de uma prova somente será considerado oficial depois de aprovado pelo diretor de provas.

REGULAMENTO TÉCNICO

T1. CHASSIS;

Estão homologados os chassis de arame, escala 1/24, das marcas Red Fox, TWP, Lynx, JLynx Alvo, Proparts, ABCD, Delta e B52, que estejam a disposição para compra em lojas de Autorama, e que sejam produzidos em série no Brasil. O comprimento do chassi é livre, desde que não exceda os limites da carroceria e sem que haja uma descaraterização geral do chassi original. Serão permitidos ajustes e regulagens como, por exemplo, ajustes dos pintubes dentro da mesma bandeja, deslocamento das bandejas móveis em relação a posição original, reposicionar a lingueta e os mancais (Pillow block), porém, é expressamente proibido a retirada de qualquer peça da configuração original, bem como a instalação ou soldagem de qualquer peça ou componente que não seja original do chassi.

O chassi vistoriado e lacrado não poderá mais ser substituído.

T2. COROA, PINHÃO E EIXO; 

A relação coroa x pinhão deverá ser em Pitch 64. Não será permitido retificar a coroa, e tão pouco, colá-la no eixo. O eixo na medida 3/32” deverá ser maciço, ou seja, proibido a utilização de eixo vazado.  As coroas e pinhões poderão ser dos modelos reto ou em ângulo.

T3. BOLHA;

A bolha homologada para a categoria 70K (PLAYOFF e Endurance), será a Honda Acura da Proparts.

A bolha homologada para a categoria 70K (Sprintt) será a Corvette GTX da ABCD.

O nome do piloto deverá estar escrito em lugar visível na bolha. Os vidros dianteiro e laterais dianteiros deverão estar totalmente sem pintura. O spoiler dianteiro deverá ser mantido. Na parte traseira a bolha poderá ser cortada totalmente, porém, o aerofólio traseiro deverá ser mantido.

Para a categoria Playoff, mediante classificação para a fase FINAL, será permitido a substituição de bolha.

Para as corridas Sprint e Endurance a bolha vistoriada e lacrada não poderá ser substituída.

T4. PNEUS;

O pneu homologado é o Red Fox. Durante o evento somente poderão ser utilizados pneus lacrados pela GT. Não há limites para aquisição de pneus. Os pneus, desde que, lacrados, poderão ser substituídos a qualquer momento durante a corrida, obviamente, desde que, com a pista ligada na respectiva bateria. Os pneus terão lacres diferentes e serão entregues no dia de cada categoria.

T5. MOTOR;

CATEGORIA FALCON B52 50K :

Nessa categoria o piloto utilizará motor próprio. Os motores deverão ser originais, sem nenhum tipo de retrabalho.

Proibido desgastar a caixa do motor para melhor acomodação junto ao eixo do carro.

CATEGORIA 70K  :

Cada piloto terá direito a adquirir até 4 motores, para uso individual. Os motores serão distribuídos a partir de quinta-feira (23/9), e poderão ser utilizados em todos os dias do evento.

Não será permitido nenhum tipo de retrabalho, exceto amaciamento.

Proibido desgastar a caixa do motor para melhor acomodação junto ao eixo do carro.

T6. PESO E MEDIDAS;

O peso mínimo do carro será :

– Categoria Falcon B52 50K – 74g

– Categoria 70K – 75g

A punição para quem terminar a corrida abaixo do peso será de 5 voltas para cada 0,1 g do peso determinado para cada categoria.

A altura mínima do carro com relação à pista será livre.

Bitola máxima de 82,6mm (Vale o gabarito oficial). Caso haja divergência na vistoria final, o diretor de provas poderá retirar as folgas, desde que, verificado que o pneu se soltou durante a corrida. Caso persista a irregularidade o piloto perderá 10 voltas.

T7. COMPONENTES DIVERSOS

O guia a ser utilizado será de livre procedência, desde que, comercializado em lojas.

As buchas poderão ser de livre procedência, sendo vetado o uso de rolamentos no eixo traseiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *