A Le Mans realizou no dia 09/04/22, em Uberlândia, a 2ª etapa 2022 do Campeonato Centro-Oeste de slot car, na categoria Falcon 70KBB. Parabéns ao Léo pela 2ª vitória consecutiva e pelo recorde na qualificação, com 2.7131s !
A próxima etapa do Campeonato Centro-Oeste será realizada na Speed Way, no dia 14/05/22.
Resultado e Qualificação
09/04/2022 – Falcon 70KBB (Blue King)
Pole Position – Léo (2.7131)*
Campeão – Léo (440)
Vice-campeão – JP (435)
3º lugar – Junão (435)
Melhor volta – Léo (2.9074 Laranja)
*Recorde da pista
Premiação
Parabéns à Família Le Mans!
Regulamento
CAMPEONATO CENTRO-OESTE / MG – 2022 TWP 70KBB
O Campeonato será disputado em 06 (seis) etapas, na categoria SPRINT, com 02 (dois) descartes dos piores resultados, o descarte não contemplará o ponto da pole, distribuídas da seguinte forma:
1ª Etapa – Speedway – Goiânia – 12 de março;
2ª Etapa – Le Mans – Uberlândia – 09 de abril;
3ª Etapa – Speedway – Goiânia – 14 de maio;
4ª Etapa – Le Mans – Uberlândia – 11 de junho;
5ª Etapa – Speedway – Goiânia – 10 de setembro;
6ª Etapa – Le Mans – Uberlândia – 08 de outubro.
O piloto desclassificado em qualquer etapa, seja pelo motivo que for, não poderá usar esta etapa como descarte e nem poderá usar o ponto da pole em seu favor;
A pontuação para a categoria será estabelecida conforme tabela abaixo:
TABELA DE PONTUAÇÃO | ||||||||||||||||
Colocação | 1º | 2º | 3º | 4º | 5º | 6º | 7º | 8º | 9º | 10º | 11º | 12º | 13º | 14º | 15º | |
Pontuação | 21 | 18 | 16 | 14 | 12 | 10 | 09 | 08 | 07 | 06 | 05 | 04 | 03 | 02 | 01 |
O pole position de cada etapa recebera 02 (dois) pontos de bonificação.
INSCRIÇÃO:
O Valor da inscrição para cada corrida será de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais), com direito a 01 (hum) par de pneu e 01 (hum) motor.
O piloto poderá adquirir até 03 (três) motores para cada etapa, 01 (hum) da inscrição e mais dois a preço de balcão, todos os motores serão lacrados, assinados e serão sorteados, estarão em uma caixa e o piloto aleatoriamente ira pega-lo, o motor terá o nome do piloto, etapa e número para que fique caracterizado sua propriedade.
Não poderá ser feita troca de motores entre nenhum participante, o motor sorteado para aquele piloto só poderá será usado pelo próprio piloto.
Todos os motores lacrados e adquiridos poderão ser usados em qualquer etapa.
PARTE TÉCNICA:
Carroceria: Lola Asa Curta, uma por prova, no caso do Piloto se classificar para a final ele poderá usar uma Carroceria nova;
Altura da parte traseira do carro – Mínima de 0,5 mm, na largada;
Bitola traseira – Máxima de 82,6 mm;
Peso do carro – Mínimo de 72g;
Chassi – Serão permitidos os chassis 1/24 de vareta e latão produzidos em escala comercial, chassis homologados pela UPAF, LPA;
– Não será permitida nenhuma alteração nas características originais dos chassis, ou seja, não se pode eliminar, acrescentar ou substituir qualquer um de seus componentes;
– Só serão permitidos ajustes de folga e retrabalhos de solda;
– Será permitido alterar o posicionamento dos pintubes dentro da mesma superfície inicialmente soldada;
– O ajuste no comprimento dos chassis poderá ser feito pelo deslocamento da lingueta do guia e/ou pillow block, desde que a distância entre o centro da rosca da guia e o centro do eixo traseiro fique entre 110mm e 114mm;
Buchas Traseiras – Devem 3/32 metálicas, permitido o uso de rolamentos;
Rodas dianteiras – São opcionais;
Pinhão – 12 dentes, de livre procedência, pitch 64;
Coroa – 36 dentes, de livre procedência, pitch 64;
Eixo – De livre procedência com bitola de 3/32”, proibido vazado;
Fio – De livre procedência, proibido rígido;
Guia – De livre procedência;
Pneu – O pneu deverá ser comercializado exclusivamente pela Loja e deverá ser lacrado por ela;
Motor – TWP 70KBB lacrado.
VOLTAGEM DA PISTA:
Cada pista terá a liberdade de usar a voltagem que melhor lhe convier para a etapa, respeitando o mínimo de 12,8V até o máximo de 13,5V.
TOMADA DE TEMPO, VISTORIA E CORRIDA:
A corrida será disputada com semifinal e final;
À pista será desligada, impreterivelmente, as 14:00, quando será iniciada a inserção dos pilotos no programa de corrida e a vistoria técnica dos carros, após a entrega do carro para a vistoria ele não poderá sofrer qualquer alteração seja pelo piloto ou por seu mecânico;
A tomada de tempo será fenda Laranja e o tempo de duração da tomada será de 1 minuto para que cada piloto possa fazer a melhor volta possível neste tempo;
A ordem de escolha de pista para a formação do Grid será determinada pelo de tempo de tomada e o formato da corrida será determinado pelo número de pilotos:
As baterias serão formadas em relação ao de tempo de tomada, seguindo o seguinte critério “A”, “B”, “C”, “D” e assim sucessivamente, iniciando-se a corrida com a última bateria, com divisão das baterias em números iguais de pilotos, caso o número seja ímpar a última bateria será a que terá o menor número de pilotos;
Cada bateria terá a duração de 03 (três minutos), com 02 (dois minutos) de intervalo para a troca de fenda, o vencedor de cada etapa será o piloto com maior número de voltas + barra na pista;
Na troca de fenda o Piloto, o Piloto recolocador ou seu mecânico deveram fazer uso do Cartão de Pista, sendo imprescindível seu uso, caso ele não esteja sendo usado o piloto terá uma penalização de 05 (cinco) voltas a cada reincidência, a serem retiradas do total de voltas do Piloto no final da corrida;
Caso haja empate no número de voltas + barra o critério de desempate será a colocação do piloto na tomada de tempo;
Os 08 (oito) melhores colocados na corrida farão uma final que seguira os mesmos critérios da semifinal,
PREMIAÇÕES:
As premiações por etapa serão medalha para a Pole Position, troféus para o 1º, 2º e 3º lugares e medalhas do 4º ao 8º Lugar;
No final do Campeonato os 03 (três) melhores classificados no geral, ou seja, na somatória de pontos das 06 (seis) competições receberão Troféus;
PENALIZAÇÕES:
Cabem apenas ao Diretor de prova as sanções deste capítulo, não cabendo recurso, discussão ou qualquer tipo de reclamação;
O Piloto que abandonar a sua obrigação de Recolocador, sem motivo justificável e abonado pelo Diretor de Prova, será desclassificado da prova;
Cabe ao Diretor de Prova o bom andamento da competição e, sendo necessário, advertir ou punir com a quantidade de voltas que achar por necessário em qualquer situação que seja imprescindível a correção seja do piloto ou do piloto recolocador.
Serão penalidades do Grupo 1:
1. A ausência do piloto recolocador em tempo e lugar;
2. As discussões do piloto com recolocador ou vice-versa;
3. O Piloto recolocador com comida, bebida cigarro ou qualquer objeto que o impeça do bom desenvolvimento de sua função;
4. A acentuada displicência do piloto recolocador na recolocação ou má recolocação intencional;
5. O piloto fumando durante a corrida;
6. O piloto que ficar, insistentemente, informando que seu carro saiu na reta ou no túnel para se beneficiar da parada de pista;
7. O piloto ou qualquer outra pessoa que efetuar reparos no carro durante a parada técnica da pista;
8. O piloto ou piloto recolocador sem uso de máscara de proteção facial, quando pilotando ou recolocando.
Para estas penalidades será aplicada a pena de advertência e havendo reincidência, serão aplicadas as penalidades do Grupo 2.
Serão penalidades do Grupo 2:
1. As palavras de baixo calão ou ofensivas tanto aos pilotos quanto aos recolocados;
2. A visível tentativa de prejudicar o adversário por meios escusos como colisões a repetição, espera em curvas, retirada do pino de acelerador, colocação de objetos na fenda do adversário, etc…
3. As reincidências do Grupo 1.
Para estas penalidades será aplicada a retirada de 5 (cinco) voltas do total.
Serão penalidades do Grupo 3:
3. As reincidências do Grupo 2.
Para esta penalidade será aplicada a retirada de 10 (dez) voltas do total, fazendo o piloto ou piloto recolocador perder o total de 15 (quinze) voltas.
Serão penalidades do Grupo 4:
1. As modificações não permitidas nos itens homologados;
2. A utilização de materiais não permitidos;
3. As alterações constatadas nas medidas da vistoria final que transgridam o Regulamento, mesmo que inadvertidas na vistoria inicial;
4. A troca de chassis ou carroceria após o lacre da vistoria inicial;
5. O uso de motor fora do Regulamento;
6. As agressões físicas mesmo fora da corrida.
7. A reincidência do Grupo 3.
Para estas penalidades será aplicada a pena de desclassificação da prova.