Relação Coroa x Pinhão

Assim como em todo esporte, para evoluir na pilotagem dos carros de autorama é necessário dedicação e muito treino, além do conhecimento básico de alguns itens que fazem toda a diferenção na hora da preparação do seu carro, como a relação coroa x pinhão.

No website Nobres do Grid há um artigo muito intessante e didático sobre esse tema e, com os devidos créditos, reproduzo abaixo parte do que foi publicado em março de 2015, por Jorge Ramos.

O artigo completo, entitulado Prepação do Motor: Precisão e Tecnologia, pode ser conferido clicando aqui.

“Olá amigos do site dos Nobres do Grid,

Vamos dar continuidade neste mês ao nosso trabalho para a preparação de um carro de autorama para competições. Vamos focar agora no trabalho da parte mecânica, que assim como os carros de corrida dos dias de hoje, carregam uma enorme quantidade de recursos tecnológicos e eletrônicos.

Para quem está querendo se iniciar no mundo das competições de autorama, procurar entesder os fundamentos de como fazer seu carro ficar rápido é fundamental. Assim como nos carros de competição em escala real, o motor tem uma enorme importância.

Combinações de coroa e pinhão.

A relação de coroa e pinhão, influência no torque ou no giro final do carro lembrando que o diâmetro do pneu também.

Quanto maior o pneu: mais giro, menos torque;

Quanto maior o pinhão: mais giro, menos torque;

Quanto maior a coroa: menos giro, mais torque.

A conta é simples C / P / D = R

Onde: C é o número de dentes da coroa;

P é o número de dentes do pinhão;

D é o diâmetro do pneu em polegadas;

R é o resultado: quanto maior o valor mais torque, quanto menor o valor mais giro (Final).

EX: 38 / 8 / 0.765 = 6,209.

Esta fórmula também é válida desconsiderando o diâmetro do pneu, já que normalmente o pneu é usado o mais baixo possível que o regulamento permite, para se obter um desempenho melhor nas curvas. 

Esta tabela que segue abaixo tem por finalidade auxiliar na escolha da relação a ser utilizada.

Ela foi elaborada levando em conta o número de dentes do pinhão e o número de dentes da coroa. Basta dividir o número de dentes da coroa pelo número de dentes do pinhão. Os números resultantes se relacionam ao torque e à velocidade. Quanto maior o número, maior o torque e menor a velocidade final. Quanto menor o número, menor o torque e maior a velocidade final.

Caso 1: Carro com pouca final e muito torque. Deve-se usar uma relação mais longa. Localize na tabela o valor resultante do cruzamento do valor da coroa e do pinhão que está sendo utilizado. Escolha uma relação cujo valor seja menor.

Caso 2: Carro com pouco torque e muita final. Deve-se usar uma relação mais curta. Localize na tabela o valor resultante do cruzamento do valor da coroa e do pinhão que está sendo utilizado. Escolha uma relação cujo valor seja maior.

Regra geral: O efeito obtido pelo aumento ou redução do número de dentes do pinhão é maior que o efeito obtido pelo aumento ou redução do número de dentes da coroa. Muitas vezes é necessário alterar o valor da coroa e do pinhão ao mesmo tempo para se obter um melhor desempenho.

A relação a ser escolhida deve considerar a potência do motor, o comportamento do carrinho na pista e a facilidade para pilotar.”

Fonte: http://www.nobresdogrid.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=1478:preparacao-do-motor-precisao-e-tecnologia&catid=117:autorama-uma-paixao&Itemid=288

2 comentários em “Relação Coroa x Pinhão

    • AA Responder

      Muito obrigado Paulo!
      Nós, amantes do hobby, sabemos quão gratificante é promover, desenvolver, aprimorar e divulgar o autorama, hobby que nos acompanha desde a infância, décadas de 70 e 80!
      Forte abraço e sucesso com a ABCD Slot Car, sempre!
      abraços,
      Ari e AAmigos

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