LPA 2022 – 1ª Etapa do Campeonato Paulista de Protótipo Turismo (Falcon 50K) na Monza.

Toninho e Zé Mario receberam os amigos na Monza, em São Paulo, no dia 13 de março para o 1ª Etapa do Campeonato Paulista de Protótipo Turismo (Falcon 50K) 2022 – LPA.

Monza Automodelismo
Av. dos Carinás, 73 - Indianópolis
04086-010 São Paulo, SP
Contato (11) 5535-2538

Como chegar - clique aqui para ver o mapa

Vistoria


Qualificação


Grid

Resultado

Categoria Pro

Pole Position – Robertão (5.2211)

Campeão – Robertão (337)
Vice-campeão – Peninha (323)
3º lugar – Gabriel (322)

Categoria Semi Pro

Pole Position – Cunha (5.4001)

Campeão – Wilson (324)
Vice-campeão – Ari (314)
3º lugar – Lucas (311)

Melhor volta – Robertão (5.1857 Laranja)


Premiação

Categoria Pro

Categoria Semi Pro


Diversos


Vídeos


Regulamento

Campeonato Paulista de Protótipo
Turismo (Falcon) 2022

Covid 19 – todos os participantes deverão seguir as orientações dos Governos quanto ao
procedimento de cada um para ambientes fechados

Campeões das edições anteriores
2011- Portuga
2012 – Breno
2013 – Douglas
2014 – Júnior
2015 – Portuga
2016 – Luis Otávio
2017 – Pedrão
2018 – Peninha
2019 – Simaglia

 

REGULAMENTO DESPORTIVO
PONTUAÇÃO E DESCARTES

Tabela de pontuação:

O Campeonato Paulista TURISMO 2022, será disputado em 4 etapas, conforme
calendário descrito ao final do regulamento.
Será descartado o pior resultado que o piloto tenha obtido nas provas, corrida ou não.
Não será descartada a etapa em que o piloto estiver cumprindo pena de
desclassificação, exclusão ou suspensão.

Procedimento da corrida

A tomada de tempo será realizada pela posição do ranking LPA relativo aos últimos 3
anos, da pior colocação para a maior, durante o ano todo de 2022.
O grid para a largada será determinado através de tomada de tempo de 60 segundos,
na fenda central determinada pela loja e não haverá escolha de fendas para largada.
Pole largará na vermelha e se seguirá até completar a bateria.
Serão montadas quantas baterias forem necessárias para que todos os pilotos inscritos possam correr a etapa.
As baterias serão montadas em ordem sequencial dos piores tempos para os melhores
tempos, ou seja, os piores tempos andarão primeiro e os melhores tempos por ultimo.
Poderá ter baterias com deck desde que a diretoria de prova entenda que seja conveniente para o andamento do evento.
Todas as baterias serão finais.
Não haverá warm up ao começo de cada bateria.
A pista deverá estar limpa e glubada quando da abertura da loja e depois disto a pista não será mais alterada.
A diluição do glub será de 1,5 lts. de gasolina para um frasco de glub.
É expressamente proibido o uso de glub, em qualquer forma, incluindo os
diluídos em quaisquer tipos de solventes – o piloto que for pego utilizando será
desclassificado da prova automaticamente.
Para limpeza dos pneus, a loja onde se realizará o evento fornecerá a gasolina.
A gasolina deverá ficar em local onde todos os pilotos tenham acesso.
A pista será glubada de forma a privilegiar a pilotagem, ou seja, pouquíssimo glub.
Voltagem máxima da pista para o evento, medida sem carga, será de 13,8v.

DURAÇÃO DA PROVA

Cada etapa será composta de baterias tipo final onde o piloto percorrerá todas as
fendas em sistema de rodízio tipo americano.
Para pistas com Oito fendas o tempo destinado a cada fenda será de 4 minutos (240
segundos) de corrida por 1,5 minutos de intervalo e para as pistas de Seis fendas será
5,33 minutos (320 segundos) de corrida por 1,5 minutos de intervalo.
Em ambos os casos teremos um tempo total de corrida de 32 minutos.
No caso do carro precisar de algum reparo o mesmo só poderá ser realizado com pista ligada.
No intervalo entre as fendas para troca da etiqueta da cor da fenda o carro não sairá
da pista, podendo ser feito ajustes que sejam possíveis apenas com as mãos (arrumar
bolha, ajuste de alfinetes desde que não tenha saído da carroceria, arrumar contato)
qualquer reparo que seja necessário à utilização de alguma ferramenta o mesmo só poderá ser feito com pista ligada.
A colocação de óleo e braid só poderá ser feita com pista ligada.
Não é permitida a colocação de braid na fenda.

PREMIAÇÃO

LOJA

A loja onde será realizado o evento fornecerá troféus/medalhas de boa qualidade, de
1° a 3° sendo facultativa a distribuição de medalhas do 4° ao 8°.
Ao final do campeonato a Comissão organizadora premiará os Oito (oito) primeiros
colocados de cada categoria.
PREMIAÇÃO DA COMISSÃO ORGANIZADORA LPA, POR ETAPA
A premiação será do seguinte modo.
Primeiro lugar: Um motor Falcon;
Segundo lugar: Um par de pneus;
Terceiro lugar: Uma bolha pintada;
Prêmio para o vencedor da bateria, não cumulativo – 1 par de pneus B52

INSCRIÇÃO:

R$ 150,00/por piloto – inclui inscrição e 1 par de pneus que será fornecido pela loja;
Pneu só será liberado no Domingo da Etapa
Valor do pneu extra – R$ 80,00

REGULAMENTO TÉCNICO

MOTOR FALCON 50K

Os motores que poderão ser utilizados em 2022 serão:
Motor B52 com bucha – 2017 em diante
Motor B52 com rolamento – 2017 em diante
O motor deve ser totalmente original. Nenhuma modificação que altere as
características originais será permitida – não usinar a parte traseira do motor para encaixe no eixo.

CHASSIS:

MODELOS HOMOLOGADOS: B52, Lynx, Proparts, Red Fox e TWP(2005, 2008 e
2011) – Slot Speed Delta 2014 – e os chassis homologados para 2020, conforme lista nesse regulamento;
É permitido somente o uso de um (01) chassis, motor, e carroceria por prova.
Não será permitida nenhuma alteração nas características do chassi, ou seja, não se
pode eliminar ou substituir qualquer um de seus componentes.
Não lixar o chassis de modo que a bitola do arame usado na fabricação, fique fora das
dimensões originais, exceção á parte dianteira do chassis em que o arame poderá sofrer desgaste por tocar na pista.
Só serão permitidos ajustes de folga e retrabalhos de solda.
Será permitido alterar o posicionamento dos -pin tubing’s- dentro da mesma superfície inicialmente soldada.
Comprimento do chassis é livre e só poderá ser feito pela lingueta ou pillow block. É
proibido o ajuste do comprimento pela seção central do chassis.
A altura livre em relação à pista deverá ser de 0,70 mm na tomada de tempo, entre pneus.
A altura livre fora da medida de 0,70mm será quando o pneu ficar completamente fora do solo.

CARROCERIA

Bugatti Vision – Proparts

• Os vidros não poderão ser pintados – dianteiro, traseiro e lateral das duas portas.
• Altura máxima do carro será de 40 mm, esta altura será considerada medindo o
carro colado ao solo até extremidade superior do mesmo.

PNEUS

O pneu a ser utilizado deverá ter o lacre do fabricante + o lacre da loja do evento e
somente nestas condições poderá ser utilizado na competição.
Se o pneu for trocado durante a tomada de tempo, será necessário verificar a altura
livre novamente antes de continuar a tomada.
A bitola máxima do carro deverá ser de 83,00mm
O eixo será de livre procedência metálica e não poderá ser vazado.
Será proibido o uso de eixos de 2 mm nas 2 categorias.

TRANSMISSÃO

Pinhão:

Serão permitidos quaisquer tipos e modelos de pinhões, inclusive os angulares, em
pitch 48 e 64.

Coroas:

Serão de livre procedência, em pitch 48 e 64, com parte externa em nylon;
Proibido coroa colada.

COMPONENTES DIVERSOS

O guia a ser utilizado será de livre procedência.
As buchas poderão ser de livre procedência, sendo vetado o uso de rolamentos no eixo traseiro.
Os fios não poderão ser do tipo rígido.

PESO

O peso mínimo do carro pronto para largada devera ser de 75 gramas.

VISTORIAS

A entrega do carro dentro do regulamento será de inteira responsabilidade dos pilotos.
Haverá a vistoria inicial, com o gabarito da LPA de altura livre do carro de 0.70
mm , bitola e altura da carroceria no momento da tomada de tempo se o carro
estiver fora dessas medidas, deverá ser ajustado no momento em que a pista for
ligada para a sua tomada, em persistindo a falha, o carro deverá ser ajustado no momento de pista ligada da corrida.
A vistoria dos carros será feita após o término da bateria que o piloto participou
somente depois deste procedimento realizado os carros serão liberados.
Todos os carros poderão ser vistoriados a qualquer momento durante a prova e
deverão estar conforme o regulamento o tempo todo da competição – exceto altura livre após a corrida.
Se alguns dos itens constantes deste regulamento não estiverem de acordo o
competidor será penalizado com 5% do total de voltas realizadas pelo primeiro colocado.
O gabarito de vistoria da organização da LPA sempre ficará disponível aos pilotos nos
dias de corrida das 8:00 hs. as 11:00 hs. para livre utilização em local previamente
determinado, após este horário somente os organizadores da LPA que utilizarão na
tomada de tempo como já informado anteriormente.
Itens que serão vistoriados após cada bateria:

a) Inspeção do motor soldado no chassi verificando-se as condições originais do mesmo;
b) peso do carro.

Casos omissos a este regulamento serão analisados e julgados pela comissão organizadora.

HORÁRIOS:

Abertura loja as 8:00, e pista desligada as 11h00 hs., os carros deverão ser entregues
a comissão organizadora até as 11:15 hs. Caso isto não aconteça o piloto largará sem
tempo, em seguida, tomada de tempo montagem das baterias e corrida.
Durante o período de treino só será permitido à utilização de carro da categoria e com a bolha correspondente.

Calendário:

13 de Março – Monza
15 de Maio – GT Racing
11 e 12 de Junho – GT Racing – Brasileiro LPA
18 de Setembro – Talladega
16 de Outubro – Speed Place

Chassis homologados para 2022

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